Minha lista de blogs

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Pãozinho da alegria ...

Salut formiguinhas !
Hoje estou animada  e quero dividir muita coisa boa com vocês.Pra começar vou contar um pouquinho sobre quem sou. Minha graça é Maria Clara kkk sou estudante de engenharia geológica e estou morando atualmente no Rio Grande do Sul em Pelotas aonde faço minha graduação.Faz um ano e meio que sai da minha BH pra morar fora. E estar longe de casa traz muitas dificuldades mas também muito aprendizado. E ai que a proposta do blog entra.Imagina só : um dia você tem comidinha feita todo os dias , roupa lavada , mordomia e toda infra estrutura de uma casa e de repente é só você .No começo você pensa ser fácil :vou comer miojo e ser feliz! Pobre alma iludida. O miojo depois de algumas semanas não desce mesmo !  Ai você tem duas opções : ganha na loteria ( quem disse que dinheiro não traz felicidade não sabia aonde comprar !) ou aprende tudo na marra . lavar , arrumar casa e fazer uma comida decente ! 


Esta sou eu a 1 ano e meio atrás super pamonha em Pelotas !hahah

Eu ainda não sei cozinhar não gente . Sou um zero a esquerda quando se trata de fazer comida de verdade : arroz ,feijão e bife. Meu curso é integral o tempo é curto e a faculdade oferece o restaurante universitário que quebra um galho danado . Eu tento seguir um estilo de vida mais saudável, tenho o habito de ir a academia todos os dias .E ai chegar da corrida e ver tudo ralo abaixo em uma pizza por comodidade não né? Descobri então a maravilha dos legumes feitos no microondas e o bifinho grelhado na misteira kkkk. Tudo fit , prático e sem gordura.Mas me mudei e orçamento apertado de universitário resulta em uma casa sem microondas ,misteira e até TV( e ainda dizem que universitário faz muito drama )! Foi assim que eu conheci panela ,fogão e fosforo . Posso garantir que culinária é um tipo de terapia: a mente esvazia e você se ocupa da perfeição e arte . É um momento onde os problemas simplesmente não tem lugar pois você está muito entretido em saber qual o tempero certo para realçar o sabor do que está preparando.
A receita qe vou ensinar a vocês é resultado de um desses meus dias de terapia culinária ! Não tem nome , eu chamei de Enroladão de palmito com peito de peru .Mas pode se chamar tambem de pão enrolado de palmito e peito de peru. Esqueci de tirar as fotos do passo a passo , erro de inciante desculpem-me =( 



Ingredientes ( usem sempre uma mesma xícara para fazer as medidas )
Massa:
1/2 kg de farinha de trigo 
1 e 1/2 xícara de agua morna
2 colheres se açúcar
1/2 colher sopa de sal
1 colher sopa fermento biológico seco

Este daqui para pães e massas !


Recheio:
1 vasilha media de palmitos picadinhos 
1 cebola media picada ( piquei em quadradinhos médios)
3 unidades de alcaparras picadas miudinhas 
25 ml de azeite 
1 colher de maionese light
3 colheres de yogurt desnatado ( maionese e o yogurt podem ser substituídos por creme de ricota)
5 fatias de peito de peru 
5 fatias queijo mozarela fatiado 
tempero , alho  e orégano ou chimi churry a gosto






A massa é super fácil de fazer dispensa ficar sovando horas e esperando crescer .Usei meia receita da massa para fazer um ''Rolão''  ! Misture o óleo sal e a agua morna ,em seguida coloque o fermento e jogue em uma vasilha grande com a farinha de trigo. Com as pontas dos dedos misture a massa até ficar lisa . É sério não precisa ficar sovando não , praticidade é tudo ! Faça da massa uma bolinha e coloque em saquinho plastico na geladeira enquanto faz o recheio.Coloque em uma panela a cebola picadinha deixe dourar com o azeite e  tempero, coloque então uma colherada de agua em fogo baixinho.O palmito vai em seguida.Após refogar durante alguns minutos coloque a maionese e o yogurt desnatado misture bem e guarde o recheio.






A massa deve ser aberta com a palma da mão  em forma de um retângulo se quiser usar um rolo  tudo bem , desde que  não fique muito fina.Distribua as fatias de peito de peru e queijo alternadas sobre a massa e então despeje em cima o recheio de palmito polvilhe queijo parmesão por cima se desejar .Se desejar pode colocar fatias finas de tomate italiano.Vá enrolando a massa como se fosse um rocambole e coloque sobre uma travessa no formo aquecido a 220 º por mais ou menos 25 minutos .Nhamy formiguinhas, gostaram ? 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu rastro !